O estudante da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mario Sales, conquistou o primeiro lugar em um concurso internacional de música clássica. O jovem de 23 anos foi premiado na categoria “Virtuoso II” da London International Music Competition (LIMC).
“Fiquei muito feliz. Eu tinha me inscrito sem muitas expectativas. Essa foi a minha primeira inscrição em um concurso internacional e a primeira vez que fico em primeiro lugar de alguma das competições que já me inscrevi”, explica Mario.
O resultado do concurso saiu no último dia 22 de julho. Mario, que aprendeu a tocar violão aos 10 anos, por incentivo da família, conta que soube da competição por meio das redes sociais e quando viu que a participação seria virtual, não mediu esforços para participar.
No entanto, ele explica que a jornada de preparação não foi fácil. Desde que começou a estudar violão clássico em Goiânia, em 2018, ele estuda entre 4 a 6 horas diárias de violão, fora as demais disciplinas da faculdade.
“Esse primeiro lugar é um reconhecimento por um trabalho que já estava sendo feito há alguns anos”, detalha o estudante.
A partir de sua inscrição no concurso, que demandava o envio de um vídeo de até 20 minutos, passou cerca de três semanas intensas estudando ainda mais para conseguir gravar o melhor material que conseguisse.
Para participar, Mario escolheu tocar canções dos compositores H. Villa Lobos, Francisco Mignone, Geraldo e do clásico Joaquim Turina, da Espanha.
Ao saber do resultado, Mario e sua família não contiveram a alegria.
“Minha família ficou super orgulhosa. Meus pais sempre me incentivaram a tocar”, acrescenta.
Apesar de ter alcançado o primeiro lugar, a vontade de competir não acabou. Mario conta que já procura novas competições e já está preparando seu repertório para os novos desafios que vierem.
Com o primeiro lugar, o estudante explica que aguarda o certificado e que, além do prêmio em dinheiro, o primeiro colocado de toda a competição pode ser selecionado para participar de concertos na Europa.
Paixão pela música
Apesar de ser natural de Maceió, em Alagoas, Mario é apaixonado por música e conta ter escolhido Goiânia para estudar após conhecer professores e alunos da universidade durante um festival que participou em Gramado, em 2018.
O violonista conta que tudo começou com sua primeira graduação, uma vez que é ex-aluno de licenciatura em Música pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Logo após o início do curso, ele se inscreveu no Gramado in Concert, onde conheceu o professor Eduardo Meirinhos.
“Fiquei bastante animado. Na graduação de música você precisa ter um professor acompanhando e eu precisava saber se ele ia me querer como aluno e ele me aceitou”, explicou.
No semestre seguinte, Mario já ingressou na UFG. Além do Gramado in Concert, Mario já participou como bolsista de vários festivais nacionais de música como o Fimus, de Campina Grande, em 2017, e o Femusc, em Santa Catarina, em 2019.
Fonte: g1 Goiás.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)